Acontece nesta quinta-feira (11) a Vª Conferência Municipal de Saúde, que tem como tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”, na Escola Municipal Maria Dutra

Realizada pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, o evento que tem como tema: Saúde como direito, consolidação e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) acontece durante todo o dia de hoje, no auditório da Escola Municipal de Maria Dutra, das 08h00min as 17h00min. A Conferência tem como objetivo avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) no Município, além de eleger propostas que serão enviadas à Conferência Estadual.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Maria do Céu, a Conferência é de extrema importância porque é um espaço exclusivamente voltado para a discussão e construção de políticas públicas municipais de saúde. “A população precisa participar porque é um momento muito importante da saúde em nossa cidade e a presença do povo fortalece a gestão pública da saúde”, disse a Secretária.

A Conferência iniciou com um café-da-manhã ofertado pela SMS aos presentes, depois, Hino Nacional e uma apresentação musical feita pelos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Na fala de boas-vindas da Secretária da Saúde, a alegria e o agradecimento pela presença de todos e a lembrança que dia será longo, porém, bastante produtivo. As 10h30min, iniciou a palestra com o conferencista Anderson Dias que falou sobre a “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.

À tarde, dinâmicas e divisão dos grupos de trabalho para debate dos 03 eixos temáticos: Direito como Saúde, Consolidação do SUS e Financiamento do SUS, todos com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e atendimento de saúde do município, planejando e sugerindo ações que visem a melhora da qualidade dos serviços de saúde.

Ingrid Aleska, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, lembrou que, ao final da conferência, serão votadas e escolhidas as melhoras propostas e de acordo com o regulamento da 5ª Conferência, 03 delegados e seus respectivos suplentes para participarem da plenária estadual que acontece no mês de junho, na capital paraibana.