Agricultores de Duas Estradas recebem certificados do curso Negócio Certo Rural (NCR), realizado no primeiro semestre

Na última quinta-feira (16), os agricultores que participaram do curso Negócio Certo Rural (NCR) ofertado pela Prefeitura Municipal de Duas Estradas, através da Secretaria de Agricultura, receberam seus diplomas. A entrega aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença da prefeita Joyce Renally, do Secretário de Agricultura Francisco Palitot, do Secretário Executivo Aldacyr e do ex-prefeito Roberto Carlos Nunes, além do ministrante do curso, o instrutor do Senar, Paulo Henrique.

“Clique na imagem para ampliar”

O curso que aconteceu em parceria com o Sebrae e o Senar contou com aproximadamente 30 agricultores do nosso município. Na ocasião, a Prefeita Joyce lembrou que desde o início abraçou a ideia deste curso porque sabia da importância do aprendizado para os agricultores. “Sei o tamanho da importância da agricultura familiar para nosso município e quanto mais aprendizado vocês tiverem, melhor para todos nós”. A gestora também enfatizou a importância da formalização dos pequenos agricultores para a participação nas compras governamentais. “O que mais queremos hoje é comprar o produto plantado em nossa zona rural e para isso, estamos dando todo o suporte na formalização e legalização do nosso agricultor”, finalizou lembrando que esse ano finalmente a Prefeitura conseguiu colocar em prática o planejamento feito para a Zona Rural através do Projeto Água no Campo.

“Este projeto é de suma importância para nós porque, finalmente, conseguimos fazer o que pretendíamos desde o início de nossa gestão. Melhoramos pelo menos 60% dos barreiros da Zona Rural e atingimos praticamente 100% do corte de terra, em nosso município”. A Prefeita já adiantou que a partir de outubro, a Secretaria de Agricultura retomará o Projeto Água no Campo com a escavação e ampliação dos barreiros.

“Clique na imagem para ampliar”

O Secretário Francisco Palitot lembrou a dificuldade inicial de atender a demanda rural por conta do sucateamento das máquinas. “Foi preciso um bom investimento inicial para colocar as máquinas em funcionamento, já que algumas estavam quebradas, outras sem os acessórios necessários para o uso correto e nesse ano, finalmente, conseguimos colocar em prática tudo que foi planejado. Brevemente colheremos os frutos, literalmente, desse Projeto, não tenho dúvidas”, disse o secretário. Também fez questão de lembrar a reforma que está sendo feita na sede da Secretaria para receber os agricultores com mais conforto e comodidade. “Mais uma forma de mostrar aos nossos agricultores o nível de importância que damos a eles”, finalizou.

O professor Paulo Henrique também destacou a parceria com a Prefeitura de Duas Estradas para a viabilização desse curso e fez questão de lembrar aos alunos que se aplicarem o que aprenderam no curso, não terão surpresas desagradáveis ao final de cada colheita. “Vocês tiveram aqui a faca e o queijo na mão. Agora, é só colocar em prática o aprendizado que garanto, dinheiro não vão perder”, disse ele.

“Clique na imagem para ampliar”

O ex-prefeito Roberto Carlos que também participou do curso, fez questão de lembrar o quanto foi importante o apoio total dado pela Gestão para viabilização desse curso no município.

A agricultora Jack Araújo, do Sitio Areia Branca disse que foi uma ótima oportunidade porque aprendeu como investir o dinheiro de forma correta. “Colocar as contas no papel fica muito mais fácil para administrar, indico demais esse curso. Vim fazer sem muita fé esse curso e me enganei. Aprendi muita coisa e estou já colocando em prática. Foi muito bom”, disse ela.