Ampliação das Rotas “Raízes do Brejo” e “Caminhos do Frio” é debatida em Sessão Especial na Assembleia Legislativa

Uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), de propositura do deputado Lindolfo Pires, realizada nesta quarta-feira (12), promoveu a discussão dos projetos de rotas culturais “Caminhos do Frio” e “Raízes do Brejo”. Em sua propositura, o parlamentar visou discutir os mecanismos de enfrentamento das dificuldades e desafios para realização dos dois programas turísticos do interior do estado.

Prefeita Joyce Renally, Deputada Camila Toscano e Maria Rodrigues, Prefeita de Alagoinha-PB

De acordo com o parlamentar, a divulgação das rotas culturais é importante para expandir o desenvolvimento econômico estadual a partir do turismo na região do brejo. “São dois projetos já consolidados, mostrando que a Paraíba tem muito mais que apenas o litoral para mostrar aos turistas que nos visitam. As riquezas, a gastronomia e a cultura do brejo são apresentados durante esses programas e, daí por que nós queremos colocar definitivamente no calendário turístico do nosso estado”, afirmou.

A deputada estadual Camila Toscano destacou a relevância das rotas para a valorização da produção e do comércio local. “Eu sei o quanto esses programas são fundamentais para a economia e turismo da região, e, sobretudo, para autoestima do nosso povo porque quando os prefeitos fazem o ‘Raízes do Brejo’, por exemplo, eles não colocam apenas festas e palcos, mas também incentivam a população a produzir e comercializar justamente aquilo que existe na nossa terra”, pontuou.

Já o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba ressaltou que a ocasião representa o bom momento em relação ao turismo no estado. “Temos apoiado a realização desses eventos desde o início, auxiliando na infraestrutura, promoção e amplitude que tem essa divulgação, juntamente com a PBTur. Além disso, eu, particularmente, fui visitar e ver de perto todo o efeito positivo que é a população, a sociedade e a região toda inserida e abraçando os projetos que, agora, precisam ter a dimensão nacional que merecem”, concluiu.

Também participaram da Sessão Especial a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino; prefeita de Duas Estradas, Joyce Renally; o presidente do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, Sergerson Silvestre; a gestora de turismo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Paraíba (Sebrae-PB), Regina Amorim; e o secretário de Cultura e Turismo de Bananeiras, Eduardo Guimarães.

Fonte: Com ALPB