Encerramento do Outubro Rosa ocorreu no Sitio Lagoa de Varas

Encerramento do Outubro Rosa ocorreu no Sitio Lagoa de Varas

Durante todo mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu diversas ações para intensificar os cuidados com a saúde da mulher. Na manhã desta quarta, 31, ocorreu o encerramento no Sitio Lagoa de Varas, zona rural do município, com diversas atividades. Exames citológicos, moldagem de próteses, atendimentos médicos, testes rápidos, aferimento de pressão arterial, glicemia, sorteio de brindes e ainda um delicioso café da manhã.

Segundo a Secretária de Saúde, Maria do Céu Nóbrega, toda a equipe da saúde redobrou o esforço na atenção com os cuidados contra o câncer de mama, nesse período. “Essas ações são importantes para alertarmos de forma mais humanizada o cuidado que devemos ter, todos, com a prevenção. Aumentar o contato com a comunidade, conversar, trocar experiências e ouvir, principalmente, foi o que fizemos em nossos atendimentos durante esse período. Precisamos expandir o contato com a comunidade, proporcionando momentos de diálogo e troca de experiências”, enfatizou.

Palestras, mutirões de exames preventivos, encaminhamentos de pedidos de mamografia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, entre outras atividades, foram realizadas durante todo esse mês.
Para o novembro azul, mês dedicado a conscientização de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, a secretaria também está preparando diversas atividades com os mesmos objetivos, “Conscientizar para prevenir”, finalizou.