Município de Duas Estradas é o primeiro, no Brejo, a aderir ao e-Ouv, Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal

Na Paraíba, apenas 17 municípios aderiram, até o momento, ao e-OUV, Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal e Duas Estradas foi o primeiro do Brejo a ofertar mais esse instrumento de comunicação direta com o cidadão. O e-OUV foi desenvolvido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), e constitui um canal de recebimento, análise e resposta de manifestações de usuários de serviços públicos.

“CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR”

O município de Duas Estradas é um dos 60, no Estado que já possuem Ouvidoria Geral Municipal, criada na gestão da prefeita Joyce Renally. As atribuições e composição da Ouvidoria estão expressas na Lei 250/2019, e tem como Ouvidora Geral, Amanda dos Santos. Também pode ser acionada presencialmente, no prédio da prefeitura ou através do email: ouvidoria@duasestradas.pb.gov.br.

No último dia 10 de abril, em Brasília, a prefeita Joyce Renally assinou o termo de adesão à Rede Nacional de Ouvidorias e a plaforma e-Ouv, que já se encontra em pleno funcionamento no site da Prefeitura Municipal (https://duasestradas.pb.gov.br/).

e-OUV Municípios

O e-OUV Municipios é uma evolução do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv), lançado pela CGU em 2014. Atualmente, a ferramenta é responsável por atender quase 50% de todas as 313 ouvidorias federais, e já vinha sendo cedido a estados e municípios por meio da cessão do seu código fonte.

A principal novidade é que, com o e-Ouv Municípios, os órgãos e entidades do poder público municipal não precisarão mais arcar com os custos de implantação e customização do sistema, tampouco com custos de infraestrutura de dados, já que todo o serviço será provido pela própria CGU.