Nesta quarta-feira (19), inauguradas a Biblioteca Municipal e a Galeria de Honra, em Duas Estradas

Os novos instrumentos culturais foram instalados no prédio da antiga Estação Ferroviária que foi totalmente restaurado para tal fim.  A Galeria de Honra foi pensada com o principal objetivo de homenagear personalidades que ajudaram no crescimento do nosso município. E, ao longo dos próximos meses, ganhará novos nomes.

A Biblioteca inicia com aproximadamente 3 mil livros, todos doados pela Biblioteca do Espaço Cultural, Biblioteca da cidade de Cabedelo, acervo particular da Secretária de Cultura Flávia Rocha, além de doações de amigos e amantes da leitura que vêm na Biblioteca mais uma forma de difusão e compartilhamento de conhecimento.

Estiveram presentes ao evento, a Prefeita Joyce Renally, a Vice-Prefeita Maria do Céu, Secretários, Vereadores, toda a Rede Municipal de Ensino, diretores, coordenadores, professores e os principais agraciados com a Biblioteca, os alunos. Durante o evento, a Professora Rosimary leu uma carta enviada pela família da homenageada, Margarida Maria Alves agradecendo imensamente pela honra e lembrando que “É a partir da educação, que deve ser pública, de qualidade, com acesso amplo que poderemos lutar e mudar nossa realidade e assegurar dignidade para nossas próximas gerações”.

Extremamente feliz, a Prefeita Joyce Renally lembrou que três anos atrás aquele prédio estava fechado, em ruínas e o quanto ele foi importante no passado e voltará a ser agora. “Um espaço que foi pensado e criado para homenagear nosso passado, com a Galeria de Honra e projetando o nosso futuro com a educação dos nossos alunos através da Biblioteca”, disse a Prefeita, emocionada.

A diretora do CCHSA da Universidade Federal da Paraíba – Campus Bananeiras,  Professora Terezinha Domiciano, fez o uso da palavra e parabenizou a Prefeita Joyce  pela recuperação do prédio e também pela inauguração de um equipamento cultural tão importante para a cidade, lembrou da parceria existente entre a Universidade e a Prefeitura e das novas possibilidades que se abrem com esse equipamento.

Galeria de Honra inaugurada

Um lugar que não tem passado, não tem futuro. A memória é imprescindível para o crescimento cultural de um povo. Pensando nisso, a Prefeita Joyce Renally resolveu criar dentro da Biblioteca Municipal a Galeria de Honra do Município, para que a nova geração de duasestradenses conheça o passado, reconheça a importância dos que fizeram a história da cidade e se espelhem nesses exemplos para construir um futuro melhor para nosso povo.

Em nome das famílias dos homenageados, a Professora Susana Costa agradeceu pela linda homenagem, lembrou da importância de preservar a memória e a história da cidade e o quanto essa Galeria ajudará nisso. Também parabenizou a Prefeita Joyce pela inauguração da Biblioteca, lembrando o quanto será importante para o desenvolvimento educacional do município esse equipamento educacional.

Nesse primeiro momento, foram DEZ homenageados. Ao longo do ano, a Galeria deve ter novos nomes. Abaixo a lista.

O prédio ficará aberto, todos os dias úteis, das 08h às 12 horas e das 14h às 17 horas.

“CLIQUE AQUI PARA CONFERIR AS FOTOS DO EVENTO”