Outubro Rosa: Dia “D” da Campanha acontece nesta sexta-feira (19/10)

A Prefeitura de Duas Estradas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza nesta sexta-feira, 19 de outubro, o Dia “D” da Campanha Municipal Outubro Rosa, intensificando as ações de mobilização contra o câncer de mama e colo do útero.

Neste dia, a Unidade Básica de Saúde do Município estará funcionando até às 17h00, para ofertar a população feminina ações de prevenção da doença. As principais ações são: Prevenção ginecológica, solicitação de mamografia de rastreamento, atendimento médico para queixas ginecológicas, palestras com o Dr. Jorge, testes rápidos HIV/AIDS e atendimento odontológico para mulheres.

As ações da Campanha vêm sendo desenvolvidas desde o início do mês e o evento de encerramento acontecerá dia 31 (quarta-feira), nas duas unidades básicas de saúde da zona rural, Lagoa da Mata e Lagoa de Vara.

A Campanha Outubro Rosa tem como objetivo a conscientização e prevenção do câncer de mama, uma das doenças que mais mata mulheres no mundo.

Campanha “Fique Sabendo”

Acontece também nesta quarta-feira, 19, o Dia “D” de mobilização da Campanha “Fique Sabendo” em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e a Sífilis congênita. O Serviço de Atenção Especializada em HIV/AIDS e Infectologia – no Centro de Saúde, e nas duas unidades da zona rural, o procedimento de teste rápido para o diagnóstico da Sífilis e HIV.

A Campanha seguirá até 31 de outubro, quando o PSF I juntamente com as UBS’s da zona rural, estarão de prontidão com suas equipes de profissionais para atender na realização de testes rápidos e diagnósticos da Sífilis, além de atividades educativas e entrega de preservativos.