Projeto turístico “Destino Brejo”, que inclui o município de Duas Estradas, foi lançado neste último dia 03, no Sebrae – Agência Guarabira

O Sebrae Paraíba em parceria com o Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano lançou um ambicioso projeto turístico na última segunda (03), em Guarabira, cujo o carro chefe é a marca turística “Destino Brejo”. Na reunião, foram apresentadas, também, as estratégias de comunicação digital que serão utilizadas nos próximos meses para atrair mais turistas para a região.

“Clique para ampliar”

O lançamento integra as estratégias do projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que atua na região do Brejo paraibano para contribuir com o desenvolvimento do turismo a partir de estratégias focadas em 4 eixos principais: governança, sustentabilidade, tecnologia e experiência. Destinos turísticos inteligentes são estruturas diferenciadas que facilitam a integração e interação com o visitante antes, durante e depois, incrementando a qualidade da experiência com o destino por meio de metodologias e tecnologias inovadoras.

Durante todo o ano de 2018 o projeto atuou com 12 municípios, sua oferta de turismo, em parceria com empresários, gestores públicos, associações e instância de governança. Foram realizados diagnósticos em empresas, equipamentos e principais atrativos turísticos dos municípios do Brejo paraibano, ofertando soluções personalizadas para melhoria da qualificação dos serviços e atuação integrada dos municípios para o desenvolvimento do turismo no brejo paraibano.

“O turismo também passa pelo processo de transformação digital e precisa acompanhar as mudanças do mercado, de forma planejada e estruturada em parceria com as principais lideranças da região. Acreditamos no turismo da Paraíba e trabalhamos para desenvolvê-lo de forma sustentável e com inclusão de todos os elos da cadeia produtiva” afirmou Jacy Viana, gerente da agência regional Sebrae Guarabira.

“Clique para ampliar”

A gestora do projeto Destinos Turísticos Inteligentes, Kessi Lima, informou que o projeto foi concebido pelo Sebrae Paraíba, mas quem irá gerenciá-lo daqui para frente será o Fórum de Turismo do Brejo, que é uma Instância de Governança instituída e que dará sustentabilidade ao projeto. “As ações do projeto terão continuidade no ano que vem e nossa meta é inserir no portal toda a oferta turística do Brejo paraibano, com adesão de mais prefeituras e empreendimentos turísticos da região”.

Para o consultor em turismo e economia criativa Danylo Aguiar, o projeto contribui com a consolidação do Brejo como um Destino Turístico Inteligente, conectado ao novo perfil do viajante e presente nas principais plataformas digitais. “Ao todo, 50 empresas participaram do projeto junto com as Secretarias de Turismo e o Fórum de Turismo do Brejo. Desenvolvemos um programa de capacitações e de marketing digital junto às prefeituras parceiras que contou com uma pesquisa para elaboração da marca, desenvolvimento de um site turístico, criação de vídeos e conteúdo para redes sociais, visando à melhoria da presença digital dos empreendimentos e do destino como um todo”.

Para o presidente do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, Sérgerson Silvestre, o projeto DTI tem uma importância muito grande para nossa região, pois consolida a identidade visual do destino de forma inédita. “Esse projeto vai fazer com que todo nosso potencial turístico tenha uma identidade visual e poderemos levar para feiras, divulgar fora da Paraíba também”. Sérgerson ressalta ainda a importância das estratégias digitais propostas pelo projeto DTI e sua importância para o aumento da competitividade do brejo junto aos demais destinos do Brasil. “Já havíamos feito avaliações internas e esse era um dos nossos pontos fracos, essa parte de marketing. Hoje com as ferramentas a gente vai poder ampliar a divulgação e de uma forma mais organizada e consolidada da região”.

Com informações do site “O Concierge”: https://oconciergeonline.com.br/