Rede Intersetorial se reúne para Apresentação da Metodologia do Selo Unicef

Na manhã desta terça-feira (27) o município de Duas Estradas iniciou as articulações em prol do Selo Unicef – Município Aprovado, edição 2017/2020. Uma reunião, realizada no Auditório da Secretaria de Educação, reuniu representantes da Prefeitura e Secretarias Municipais, Conselho Tutelar e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para a apresentação da Metodologia do Selo Unicef com a Rede Intersetorial do município.

O evento foi aberto pela articuladora do Selo UNICEF no município, Diamantina. A articuladora falou sobre a importância da Rede Intersetorial na articulação e nos trabalhos referentes ao Projeto Selo Unicef, bem como o seu papel operacional, no planejamento, execução e acompanhamento das ações previstas na metodologia do Selo.

Selo UNICEF

Município Aprovado é um reconhecimento internacional que a cidade conquista pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico de dados levantados pelo Unicef, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência.

O Selo estimula os municípios a implementarem politicas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Resultados Sistemáticos ( o que os municípios precisam garantir) e Indicadores de Impacto Social ( os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.