Representantes da Administração Municipal participam de capacitação em busca do Selo Unicef, na capital paraibana

Município oficialmente inscrito na edição 2017-2020 do Selo UNICEF, representantes da Prefeitura de Duas Estradas participam de capacitação em busca do Selo, hoje (05), em João Pessoa. As secretarias da Educação através de Maria da Penha e Susana Costa, da Assistência Social com a articuladora do selo, Diamantina Gomes e o mobilizador, Devid Wallas e pela Secretaria de Saúde, a coordenadora Ingrid Aleska Araújo Ferreira.

A capacitação de hoje é mais uma etapa em busca desta importante iniciativa que é um reconhecimento internacional dado a cidades que desenvolvem políticas públicas de proteção integral a crianças e adolescentes de até 17 anos, com o intuito de promover redução das desigualdades e garantir os direitos da infância e juventude.
Para conquistar esta certificação, é necessário que o município inscrito realize uma série de ações, durante o período de quatro anos, que envolvem diversas áreas de forma integrada, como saúde, educação, desenvolvimento social e esporte. Todas as ações são propostas pelo Selo em guia metodológico e rigorosamente avaliadas por um mediador. É preciso cumprir 70% das atividades propostas para garantir o reconhecimento (o Selo UNICEF).

Selo Unicef

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.
Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição.
São certificados os municípios que alcançam as pontuações mínimas tanto no eixo das Ações Estratégicas quanto no eixo dos Indicadores de Impacto Social, conforme estabelecido no Guia Metodológico do Selo.
O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância e está articulado com o Pacto Nacional Um mundo para a criança e adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia, iniciativas que têm como objetivo reduzir as disparidades regionais.
O sucesso do Selo é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes e do apoio fundamental de importantes empresas e marcas.

Da Redação com Assessoria