Rota Cultural Raízes do Brejo 2019 chega a Lagoa de Dentro a partir desta sexta-feira (18)

Depois de passar por Belém, Alagoinha e Duas Estradas, a Rota Cultural Raízes do Brejo chega ao município de Lagoa de Dentro a partir desta sexta-feira (18). As atividades culturais, que acontecem no município até o domingo (20), contam com oficina de teatro, feira gastronômica e de artesanato durante os três dias e shows de artistas locais.

Nesta sexta-feira, a programação começou às 6h com hasteamento das bandeiras nacional, do Estado e da cidade na prefeitura. Os eventos prosseguem pela manhã com a realização de uma Oficina de Teatro, às 9h30. À tarde, a programação tem início com uma Oficina de Flauta Doce. A solenidade de abertura acontece às 19h30, no calçadão da Lagoa Rodrigo Soares.

No sábado (19), a programação cultural tem início à tarde com a brincadeira de “quebra-panela”, às 15h30, no estádio Ciprianão. As atividades culturais prosseguem com um Pau de Sebo e uma corrida de jegues nos arredores do estádio. Já à noite, por volta das 18h30, está programado um aulão de zumba e uma roda de capoeira para a população. Às 21h30, acontece os shows de Os 3 do Nordeste e do Quarteto Nordestino.

A programação da Rota Cultural no domingo (20) conta com a Cavalgada Cultural Raminho Vaqueiro, as partir das 9h. A concentração e saída será na Capela da Vila Pitombas. A chegada está prevista para o Parque de Vaquejada com a realização de forró-pé-de-Serra. A Rota Cultural em Lagoa de Dentro será finalizada com a apresentação do Balé da SCFV, às 19h.

A Rota Cultural Raízes do Brejo teve início em 20 de setembro e vai até 1 de dezembro. Esta é a terceira edição do evento, que acontece sempre aos fins de semana, iniciando nas sextas-feiras e terminando aos domingos, em cada cidade. O roteiro, que já passou pelas cidades de Belém, Alagoinha e Duas Estradas, vai passar ainda por Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês, Pirpirituba e Pilõezinhos.

Conforme a organização, a proposta do evento é mobilizar a população local, aquecer a economia e incentivar o turismo de contemplação e visitação a antigos engenhos, casarões, estações e linha férreas, museus, oficinas, feiras de gastronomia e artesanato, shows, além de passeios a cachoeiras e trilhas ecológicas.

De acordo com o presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Sergerson Silvestre, um dos correalizadores do projeto, a Rota Cultural Raízes do Brejo surgiu diante da necessidade de mais municípios da região integrarem o destino turístico.

ROTA CULTURAL RAÍZES DO BREJO

A Rota Cultural teve início no último dia 20 de setembro, no município de Belém, e vai até 1º de dezembro. O projeto é formado por nove municípios: Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Pirpirituba, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês e Pilõezinhos. A proposta da rota é mobilizar a população local, aquecer a economia e incentivar o turismo de contemplação e visitação a antigos engenhos, casarões, estações e linha férreas, museus, oficinas, feiras de gastronomia, artesanato, shows, além de passeios a cachoeiras e trilhas ecológicas. A programação, que está na terceira edição, acontece sempre nos finais de semana, iniciando nas sextas-feiras e terminando nos domingos, em cada cidade.