Secretarias Municipais de Duas Estradas se unem na luta contra o mosquito da dengue, realizando caminhada pelas ruas da cidade

A Prefeitura de Duas Estradas, através das Secretaria de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, realizou nesta quarta-feira, 28, mais uma importante ação de conscientização acerca das doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

A Caminhada de Prevenção e Combate à Dengue contou com a participação de alunos da Escola Municipal Professora Maria Dutra, acompanhados pelos gestores, coordenadores e professores, contando com o suporte dos agentes de endemias e os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, onde juntos percorreram as principais ruas da cidade. No trajeto, os alunos conduziam cartazes educativos e distribuíam panfletos com informações importantes de como se prevenir de forma eficaz contra o mosquito da dengue.

Os profissionais de saúde fizeram um alerta a população relembrando as medidas necessárias para que a proliferação do mosquito esteja sob controle, e que a batalha contra o Aedes Aegypti só poderá ser vencida com a ajuda de toda a população.

O principal objetivo da caminhada foi conscientizar a população sobre o papel essencial que lhe cabe no combate e eliminação dos criadores do mosquito, que já fez muitas vítimas por todo o país, contando para tal fim com a voluntariosa participação da comunidade escolar, que tem a capacidade de reverberar a mensagem em toda a comunidade.

Os números da Paraíba, em 2018

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a Paraíba registrou um aumento de 243% nos casos notificados de Dengue, de janeiro a agosto desse ano, se comparado ao mesmo período, no ano passado. De 2.835 casos suspeitos em 2017 para 9.737, este ano.

No caso da zika, houve um aumento de 146% das notificações de casos suspeitos, de 167 no ano passado para 411 este ano.

Já com os casos da chikungunya houve uma redução de 31% nas notificações, de 1.342 em 2017 para 918 até agosto desse ano.